Jardim em 6 passos

11 jun

Um jardim dá vida ao ambiente. Renova o ar e os ânimos, traz paz interior. Em qualquer que seja o espaço, grande ou pequeno, podemos fazer um belo jardim e deixar o ambiente mais harmonioso, agradável e bonito. Aproveitei um espaço sem vida na minha casa e transformei em um belo lugar para relaxar, ler, namorar, conversar, enfim, um cantinho especial e aconchegante. O melhor de tudo é que eu mesma fiz. Ficou tão legal que achei interessante compartilhar.

1º – Tirei as lajes de pedras Cariri que cobriam o espaço onde eu queria harmonizar. Como o terreno embaixo das lajes era muito pedregoso, retirei o excesso de pedras e deixei o terreno todo nivelado para receber a grama.

2º – Adubei todo o espaço com areia vegetal. Nos locais reservados para o plantio dos arbustos e forrações, coloquei um pouco de adubo orgânico.

3º – Risquei no chão as marcações dos espaços para plantar grama, arbustos, forrações e dos espaços para colocar as pedras ornamentais e os caminhos, tudo de forma harmoniosa.

4º Para fazer a divisão desses espaços utilizei um limitador de grama, próprio para separar a grama das outros espaços. É super prático de usar pois é feito de borracha e facilita o trabalho na hora de fazer os contornos e curvas. Utilizei também como separador,  recortes de pedra cariri no tamanho 15cm x 15cm pois as pedras neste tamanho também facilitam a montagem dos caminhos com curvas e contornos.

5º – Depois do terreno adubado e feitas as separações, coloquei os tapetes de grama esmeralda sobre a areia vegetal fazendo os recortes para que a grama acompanhasse as formas e contornos desenhadas no chão.

6º – Depois de colocada toda a grama, plantei os arbustos, as forrações, distribui as pedras ornamentais, os caminhos e coloquei um banquinho bem próximo a um poste de luz que,  além de dar um charme ao jardim ainda serve de apoio para um bate papo, para namorar, ler, curtir o espaço, enfim, pra relaxar.

Depois de terminado, fiquei super satisfeita com o resultado. A casa parece que ficou mais leve, mais agradável, mais tranqüila. Sem contar que agora conto com a presença de borboletas, pássaros e um cheirinho agradável de verde e de paz.

Uma dica para que o seu jardim fique bonito é utilizar as plantas corretas, nos lugares corretos. Saber onde colocar as plantas que podem receber pleno sol, sombra e meia sombra, como fazer as regas e as podas, além de uma manutenção semanal para a retirada dos capins e plantinhas indesejadas.

Faça você também o seu jardim.  É muito divertido e gratificante.

[A dona desse jardim lindo é a Mayre Janne, aluna de Design de Interiores da Faculdade NOVAFAPI e colaboradora do Umborarrumar]

Anúncios

9 Respostas to “Jardim em 6 passos”

  1. Maira Nery junho 14, 2011 às 3:20 am #

    Ficou muito bacana no post!
    Muito bem escrito, composto, equilibrado, com conteúdo e objetivo. Parabéns!
    Sem dúvida você é uma grande parceira e amiga.

  2. Reseli junho 14, 2011 às 4:24 am #

    Nossa que mudança gostosa
    Gosto mto de plantas mais moro em apt°, tem um varanda bem pq, gostaria de saber de vcs dicas de como fazer para colocar algum verde na minha varanda

  3. Bruna junho 14, 2011 às 4:29 am #

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiii
    esseeeeeeeeee
    jardimmmmmm
    nossaaaaaaaaaaa
    d++++++++++

    .

  4. Delma junho 14, 2011 às 4:40 am #

    Adorei a sugestão, farei um na minha casa.
    Vocês estão de parabéns continue assim nos ajudando a deixar nossa casa bem linda e aconchegante.
    Obrigado.

    .
    .

  5. Marynha junho 14, 2011 às 5:27 pm #

    Gostaria de montar um jardim de inverno mas com orquideas como posso fazer?

    .

  6. Gerson junho 14, 2011 às 7:23 pm #

    hummm, que belo jardim

  7. maria mazeu novembro 30, 2012 às 6:06 pm #

    tenho um fundo de quintal de 5mts por 10 mts de comprimento gostaria de fazer um jardim sem gastar muito,alguma sugestão?

  8. maria lucia - andradina julho 30, 2015 às 12:41 pm #

    amei , bem criativo , ficou lindo da outra vista.

  9. marcio mele dezembro 31, 2017 às 2:41 pm #

    qual a altura do separador de grama que voce comprou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: