Retrô, doce retrô

10 jun

O retrô tem feito a festa na decoração. Esse jeito super estiloso de decorar, é uma viagem no tempo. Também é conhecido como o modernismo do pós-guerra, que implica num movimento que, em vez de um progresso em direção ao futuro, volta ao passado, referindo-se um olho crítico ou nostálgico.

A palavra retrô deriva do prefixo latino retro, que significa para trás ou em tempos passados. Na França, a palavra “rétro” é uma abreviação para rétrospectif, que ganhou moda cultural com reavaliações de Charles de Gaulle e do papel da França na Segunda Guerra Mundial.

Pouco depois foi introduzido no inglês pela moda e cultura de imprensa, onde se sugere um renascimento cínico, mas mais em relação as modas relativamente recente. O teórico francês Jean Baudrillard descreve “retro” como uma desmitologização do passado, distanciando-a de presente às grandes ideias que levaram a “idade moderna”. Hoje em dia é muitas vezes usado num sentido positivo, referindo-se aos produtos ou atrativos peculiares que não estão mais disponíveis.

Mas, o mais importante está na beleza deste estilo, que mesmo sendo um resgate do passado, é, ironicamente, super moderno.

O programa Pequenas Empresas Grandes Negócios da semana passada, exibiu uma matéria muito bacana sobre o tema. Confira: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/06/produtos-retro-atraem-clientes-que-gostam-de-reviver-tempos-da-vovo.html

Anúncios

3 Respostas to “Retrô, doce retrô”

  1. Carol Martins junho 13, 2011 às 5:48 pm #

    cada vez mais esse estilo de decoração chama a minha atenção.

  2. Laís junho 14, 2011 às 4:48 pm #

    A decoração retrô, com moveis diferenciados estilo anos 50 e 60 tem todo um charme especial dando um toque na decoração.
    Gosto mto da decoração retrô

  3. Yam Yurick agosto 9, 2013 às 9:15 pm #

    Eu tenho essa TV! =3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: